LAIC

laic


LABORATÓRIO DE INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL

O Laboratório de Inteligência Computacional (LaIC) é um espaço destinado a desenvolver novas soluções para problemas complexos. O objetivo do Laboratório de Inteligência Computacional é desenvolver pesquisas na área de Otimização, aplicando principalmente técnicas de Inteligência Computacional e Inteligência Artificial. Inicialmente este laboratório está vinculado a duas linhas de pesquisas: Otimização: teoria e aplicações e Inteligência Computacional aplicada à Otimização e Descoberta de conhecimento, mineração de dados e textos.

Inicialmente este laboratório está vinculado a duas linhas de pesquisas:

  1. 1)Otimização: teoria e aplicações
  2. 2)Inteligência Computacional aplicada à Otimização.

Membros Atuais

Coordenadores:

Janniele Aparecida Soares Araujo

Helen de Cássia Sousa da Costa Lima

Colaboradores:

George Henrique Godim da Fonseca

Samuel Souza Brito

Alunos:

Rafael de Sousa Oliveira Martins

Davi Dalfior Baltar

Thayse Rodrigues

Dayana Oliveira

Guilherme Chagas Adriano Romero

História:

O LaIC foi idealizado pelo professor Flávio Cruzeiro, no intuito de promover a pesquisa no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA). Para a criação do LaIC foi necessário recursos, e estes foram adquiridos graças à parceira com o professor Marcone Jamilson Freitas Souza, que de prontidão forneceu 4 computadores novos. As atividades do laboratório deram-se início no semestre de (2013.1) o grupo conta com 2 professores coordenadores e 2 professores colaboradores e 6 alunos de graduação.

Em Julho de 2014, com a saída do professor Flávio as professorras Janniele e Helen tomara a iniciativa de coordenar o laboratório. A professora Janniele conseguiu mais um recurso, um potente servidor, para o laboratório, graças à parceria com o professor Marcone Jamilson Freitas Souza e Haroldo Gambini Santos.