História

Numa ação inovadora de expansão universitária, foi criado, em 22 de setembro de 2002, o campus avançado João Monlevade, numa parceria entre a Universidade Federal de Ouro Preto e a Prefeitura Municipal de João Monlevade. Inserido na região do Vale do Aço, onde se encontram importantes empresas como a Usiminas, a Acerlor, a Cenibra, a Vale e a Acesita, dentre outras, o campus é espaço de novas oportunidades nas áreas de educação, pesquisa e tecnologia.

São oferecidas vagas de ensino superior público e gratuito para os cursos de Engenharia de Produção, Sistemas de Informação, Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA).

A cidade de João Monlevade localiza-se a 100 km, a leste, de Belo Horizonte, e possui cerca de 80 mil habitantes. O município está inserido numa região altamente industrializada, e a presença da UFOP concretiza um importante instrumento para seu desenvolvimento.