Criado por Kemelly Steisse em ter, 14/05/2024 - 12:00.
O Icea marcará presença no X Encontro de Marketing da Anpad - EMA 2024, com apresentação do artigo "Análise dos Sentimentos de Usuários da Rede Social X sobre Plant-Based Food" pelo discente Unaê Antunes Tupinambás. O evento será realizado em São Paulo, em maio.
O EMA é um espaço de discussão de temas científicos e esta chamada de trabalhos foi um convite aos pesquisadores, alunos e professores de quaisquer instituições do país e do exterior, considerando diferentes subsistemas e dimensões de análise em marketing. Um dos temas abrange estudos que desvendam e discutem o comportamento do consumidor de alimentos e o impacto de suas decisões no desenvolvimento da indústria de alimentos, do varejo, do foodservice e do turismo gastronômico.
Ele inclui investigações que discutem alimentação saudável, veganismo, segurança do alimento, sustentabilidade na produção de alimentos, rastreabilidade e autenticidade alimentar, além daqueles relacionados às comunidades online que discutem alimentação, veganismo e gastronomia.
Frente a esse contexto, o artigo apresenta resultados parciais do projeto de IC, desenvolvido no Discovery Data Lab, sob orientação de Ane Freitas e Bruno Monteiro, que tem como objetivo examinar impulsionadores e inibidores do consumo plant-based food nas mídias sociais, por meio da análise de sentimentos.
A temática possui estudos mais robustos em mercados desenvolvidos no que tange à adoção por consumidores, com esclarecimento de motivações e compreensão do conceito, atrelado a diferentes elementos como fatores culturais, gênero, geração e interações que interferem diretamente no processo de consumo e motivam investigar o fenômeno, a partir dos sentimentos, na seara brasileira de comportamento de consumo.