Comitê discute dimensionamento e protocolos atuais e futuros

Junho 2, 2020

banner-coronavirusNas últimas reuniões realizadas, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus manteve a discussão dos protocolos e dimensionamentos necessários para o momento atual e para um cenário futuro, quando for possível retornar gradativamente às atividades presenciais. 

Na reunião da quinta (28), o pró-reitor de Administração, Bruno Camilloto Arantes, avaliou as propostas que estão em elaboração para o retorno escalonado, quando for possível fazê-lo. A principal preocupação é encontrar soluções para proteção do servidor que estiver em uma situação de atendimento, bem como de todas as pessoas que estiverem buscando o serviço. 

Para atender à solicitação da Prefeitura do Campus, o Comitê indicou os cuidados necessários para o aditamento do contrato da empresa que vai realizar os serviços de conservação e manutenção de áreas verdes e vias pavimentadas nos campi da UFOP. O parecer técnico e outras orientações levaram em consideração as atividades a serem realizadas, os equipamentos de proteção individual necessários e o dimensionamento das equipes de trabalho. 

Entre as ações futuras, discutidas na reunião, está sendo avaliada a confecção de estruturas dispensadoras de álcool gel, a serem fixadas nas áreas de circulação dos setores administrativos e unidades acadêmicas. O projeto de recurso está em elaboração pelo chefe de departamento do curso de Engenharia Mecânica, Paulo Henrique Vieira Magalhães, em diálogo com a Pró-Reitoria de Extensão e a direção do campus Ouro Preto do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Também sobre uma possível volta das atividades presenciais, quando for possível, está em execução o levantamento do número de salas, entradas, média de pessoas que circulam nos locais, entre outros, para dimensionar a demanda de material a ser disponibilizado.  

AQUISIÇÃO DE INSUMOS – Conforme os encaminhamentos de preparação do cenário, o Comitê realizou uma reunião com a participação do vice-reitor Hermínio Arias Nalini Júnior; do pró-reitor de Planejamento, Eleonardo Lucas Pereira; do diretor de Orçamento e Finanças, Eduardo Curtiss dos Santos; e do coordenador de Suprimentos, Gabriel Augusto Sanches Hernandes.

Além do atendimento às demandas atuais, também foi pauta o dimensionamento de insumos e serviços para o ano de 2021, no que se refere aos itens que seriam demandados em um novo cenário pós-pandemia ou de possível convívio com a redução abrupta da contaminação pela Covid-19.

Junto com essa projeção, está em desenvolvimento o mapeamento das potencialidades de produção de insumos e materiais pela própria Universidade, de forma que haja uma otimização da estrutura e dos recursos disponíveis.

[Fonte]