Confira a programação do evento que começa no dia 29 de novembro

Novembro 25, 2021

Encontro de Saberes 2021

Criado por Lígia Souza | Editado por Lígia Souza

O Encontro de Saberes 2021 acontece de 29 de novembro a 3 de dezembro de forma totalmente on-line e terá como tema a "Agenda 2030".

Serão 11 eventos ocorrendo simultaneamente, 17 minicursos e mais de 1.200 trabalhos de diferentes programas da UFOP sendo apresentados ao longo da semana. A programação ainda inlcui muitas outras atividades síncronas e assíncronas, como conferências, palestras, mesas de debate, rodas de conversa e outras.

Para participar, acesse a plataforma UFOP Aberta e realize o cadastro para gerar login e senha de acesso. Os participantes receberão certificados de participação ao término do Encontro

Utilize o e-mail institucional (@ufop.edu.br, @aluno.ufop.edu.br) para ter acesso às conferências e demais atividades síncronas que ocorrerão via Google Meet.

Caso tenha dúvidas ou encontre problemas ao acessar a UFOP Aberta, entre em contato através do e-mail encontrodesaberes@ufop.edu.br

Mais informações no site do Encontro de Saberes.

O ENCONTRO - O objetivo do evento, que é realizado anualmente pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é expor as ações e projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na UFOP em seus três campi: Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. Isso inclui ações que envolvem ciência, inovações tecnológicas, criação artística e literária, atividades de extensão, inovações pedagógicas, assuntos comunitários e estudantis, e internacionalização.

OS EVENTOS - As mostras e seminários incluem apresentações de trabalhos, palestras e rodas de conversa. São elas:

• Seminário de Iniciação Científica (Seic)
  • Seminário de Extensão (Sext)
  • Seminário de Internacionalização (Seinter) - saiba mais
  • Mostra da Pós-Graduação (MPPG)
  • Mostra de Inovação e Tecnologia (MIT)
  • Mostra do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) - saiba mais
  • Mostra do Programa de Educação Tutorial (PET) - saiba mais
  • Mostra do Programa de Bolsas de Incentivo ao Desenvolvimento Acadêmico (Bida) - saiba mais
  • Mostra do Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (Pidic) - saiba mais
  • Mostra Pró-Ativa - saiba mais
  • Mostra Residência Pedagógica - saiba mais

Confira a programação abaixo. Os links serão disponibilizados nesta página em breve.

29/11

09h - Cerimônia de Abertura - Assista

15h30 - O viés implícito e as desigualdades de gênero na ciência - Assista

18h - Dez anos da Lei de Cotas e as Ações Afirmativas no Ensino Superior - Assista

30/11

13h30 - Água Potável e Saneamento - Assista

10h - Roda de Conversa 1 - Mobilidade Presencial/Híbrida - Assista

15h - Conferência 1: "Experiências de Mobilidade Virtual na UFOP: perspectivas dos docentes" - Assista

18h - Equidade de Gênero: Falas e Falhas - Assista

01/12

9h - Paz, justiça e instituições: educação como direito social - Assista

10h - Roda de Conversa 2 - Mobilidade Virtual - Assista

15h - Roda de Conversa 3 - International Day  - Assista

18h - Trajetórias de Mulheres na UFOP - Assista

02/12

9h - Revisando e recriando o jornalismo audiovisual desenvolvido na Universidade pública em tempos de pandemia - Assista

9h30 - Apresentação: Universidad de Sevilla - Assista

15h30 - Conferência 2: "Ensino de idiomas na Modalidade Virtual: experiências e desafios da UFOP e da Universidad Antonio Nariño (Colômbia)" - Assista

17h - Políticas de Maternidades na Universidade - Assista

18h - O papel e as ações da UFOP para o enfrentamento da Covid-19 junto à sociedade - Assista

03/12

08h30 - EVE Urban Air Mobility - Assista

16h - Mesa de encerramento - Assista

_____________________________________________________________________

AGENDA 2030 - É um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

Saiba mais no site.