Debian Day 2025 reúne estudantes e professores no ICEA/UFOP

Setembro 11, 2025

ICEACriado por Rany Souza em qui, 11/09/2025 - 22:12

O ICEA/UFOP sediou, em 16 de agosto, o Debian Day João Monlevade 2025, evento internacional que celebra os 32 anos do Debian GNU/Linux. Com palestras, festival de instalação e troca de experiências, o encontro reuniu 35 participantes em torno da cultura do software livre.

O Debian Day é um evento que acontece anualmente em diversas cidades ao redor do mundo para celebrar o aniversário do Debian GNU/Linux, que neste ano completou 32 anos de existência. Veja a programação do evento em João Monlevade e demais cidades em: https://wiki.debian.org/DebianDay/2025#DebianDay.2F2025.2FBrazil.2FJoaoM....

Mais do que um sistema operacional, o Debian é um projeto comunitário global que segue uma filosofia baseada em liberdade, colaboração e acesso aberto ao conhecimento. Construído por milhares de voluntários ao redor do mundo, o Debian serve de base para centenas de outras distribuições GNU/Linux – inclusive algumas que muitos utilizadores já conhecem. Conheça a filosofia que move o projeto: https://www.debian.org/intro/philosophy.

Na UFOP, a programação contou com uma palestra de Paulo Santana, desenvolvedor oficial do projeto Debian, que compartilhou sua trajetória e incentivou futuros colaboradores. Também foi realizada uma palestra sobre programação em linguagem C no ambiente Debian GNU/Linux, ministrada pelo professor Igor Muzetti Pereira (DECSI). O evento incluiu ainda um festival de instalação, no qual foram registradas 19 novas instalações do Debian, além de atualizações para a versão Debian 13 “Trixie”, lançada oficialmente em 9 de agosto. Houve também espaço para relatos de experiências e troca de conhecimentos entre os participantes.

De acordo com o professor Igor, "a utilização do Debian GNU/Linux nos cursos da UFOP representa mais do que o acesso a uma ferramenta tecnológica: é uma oportunidade para que os estudantes experimentem um sistema robusto, estável e amplamente adotado no mercado. O contato com o software livre estimula a autonomia, o aprendizado prático e a colaboração em comunidade, preparando os futuros profissionais para desafios reais da área de tecnologia da informação e para contribuir ativamente em projetos globais de impacto."

Ver também: Geral