Estudo Revela o Impacto da Certificação de Fontes Jornalísticas no Twitter/X Durante as Eleições Brasileiras de 2022

Maio 15, 2024

Erro ao carregar imagemCriado por Kemelly Steisse em qua, 15/05/2024 - 13:30.

Luis Guilherme Godim da Fonseca, aluno do curso de Sistemas de Informação e membro do Discovery Data Lab, sob a orientação do Prof. Carlos Henrique G. Ferreira, teve o artigo intitulado “The Role of News Source Certification in Shaping Tweet Content: Textual and Dissemination Patterns in Brazil's 2022 Elections” aceito para publicação e apresentação no XX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI '24), que ocorrerá de 20 a 23 de maio de 2024 em Juiz de Fora - MG.

O estudo analisou o impacto de fontes jornalísticas certificadas e não certificadas na produção e disseminação de conteúdo tóxico no Twitter/X, especialmente ameaças e ataques à identidade, durante as eleições de 2022 no Brasil. Utilizando técnicas de processamento de linguagem natural, os pesquisadores examinaram centenas de milhares de tweets publicados entre outubro de 2022 e fevereiro de 2023, período que cobre eventos de interesse como as eleições e os ataques a órgãos públicos em Brasília, em janeiro de 2023. Os resultados mostraram que manchetes de fontes certificadas e não certificadas influenciaram de diferentes formas a criação, disseminação e outras formas de engajamento dos usuários na plataforma. O estudo destaca ainda a importância de plataformas como Twitter/X aprimorarem suas estratégias de moderação de conteúdo e sugere que organizações jornalísticas ajustem suas publicações para reduzir o impacto negativo das manchetes no debate público online.

A pesquisa, realizada no laboratório de pesquisa Discovery Data Lab, localizado no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA), contou com o financiamento da FAPEMIG, CNPq e CAPES, ressaltando a relevância de investigações acadêmicas para a melhoria das dinâmicas de informações em ambientes digitais.

Ver também: Geral