Icea lança site para comemorar 20 anos

Agosto 29, 2022

Site 20 anos do Icea

Criado por Lígia Souza  | Editado por Rondon Marques

Na página, estão reunidos elementos que relembram e celebram a história do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea) e da UFOP em João Monlevade.

Uma linha do tempo traz os principais marcos desses 20 anos, do início do Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas à criação da unidade, seguindo até 2022, quando são ofertados em João Monlevade quatro cursos de graduação, um de pós-graduação stricto sensu e outro lato sensu.

Conheça a história.

DEPOIMENTOS - Também são disponibilizados depoimentos de ex-alunos no site. A ideia é que os profissionais formados na UFOP contem como a Universidade influenciou suas vidas profissionais.

Veja como enviar.

Também são recebidas fotos do Instituto.

HISTÓRIA - A inauguração do Icea tornou-se possível a partir de uma parceria entre a Universidade e a Prefeitura Municipal de João Monlevade, que cedeu o terreno onde se localizava a Escola Municipal Israel Pinheiro. Os estudantes da educação básica passaram a ocupar uma nova construção, ao lado de onde foi implantado o Icea, e o prédio da escola foi reformado para dar uma oportunidade inédita para os moradores da região: educação superior pública, gratuita e de qualidade — até então, a distância mínima entre a cidade e uma instituição pública de ensino superior era de mais de 100 km.

Em 2005, o Instituto foi ampliado, com a criação do curso de Sistemas de Informação. Por fim, em 2009, com o Reuni e o crescimento de toda a UFOP, chegaram ao Icea os cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica. Até 2011, o campus de João Monlevade ainda era um departamento e, naquele ano, tornou-se unidade e ganhou o nome de Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas.