Icea tem duas vagas para representantes dos Conselhos Superiores

Junho 30, 2021

Eleição Conselho SuperioresOs conselhos superiores de Graduação, Extensão e Cultura e Pesquisa e Pós-Graduação publicaram os editais de suas eleições para ocupar as vagas dos representantes da comunidade acadêmica - professores, técnicos e alunos. As inscrições das chapas devem ser realizadas até 5 de julho.

Cada conselho tem um número de representantes:

Conselho de Graduação

• servidores técnico-administrativos em educação ativos: 10 vagas;
  • discentes regularmente matriculados: 10 vagas.

Conselho de Extensão e Cultura

• servidores docentes ativos: 2 vagas por Unidade Acadêmica;
  • servidores técnico-administrativos em educação ativos: 2 vagas;
  • discentes regularmente matriculados: 2 vagas.

Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação

• servidores docentes ativos: 8 vagas;
  • servidores técnico-administrativos em educação ativos: 8 vagas;
  • discentes regularmente matriculados: 8 vagas.

Mais informações nos editais:

Conselho de Graduação

Conselho de Extensão e Cultura

Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação

O Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas possui duas vagas de representação docente no Conselho de Extensão e Cultura. No entanto, os membros das três categorias da unidade acadêmica podem se inscrever como representante de classe em todos os três conselhos. Para mais informações, assista o depoimento abaixo, do Diretor da Instituição, Thiago Augusto de Oliveira Silva.

EleicaoConselhosSuperiores.mp4

CRONOGRAMA - Confira todas as datas do processo eleitoral:

- Inscrições das chapas: 23 de junho a 5 de julho

- Publicação das inscrições deferidas: 6 de julho

- Prazo para recursos: 7 de julho

- Publicação das inscrições homologadas: 9 de julho

- Eleições: 12 a 14 de julho

Os professores escolherão seus representantes no dia 12, os técnicos administrativos no dia 13 e os alunos no dia 14

- Apuração e publicação do resultado parcial: 15 de julho

- Prazo para recursos: até as 23h59 do dia 25 de julho

- Resultado final: 30 de julho

HISTÓRICO - Os novos conselhos foram criados a partir do novo estatuto, aprovado em assembléia universitária realizada em 2017. Depois, o Conselho Universitário (Cuni) aprovou o texto, que está na Resolução nº 1.868 e foi alterado na de nº 1869, e o encaminhou para a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, com retorno em maio de 2019.

Em sequência, foi criada a Comissão de Transição para Implementação do Novo Estatuto e, em dezembro de 2019, foi finalizada a proposta para criação dos novos conselhos superiores. Em maio de 2020, devido à dificuldade de se prever quando seria possível um encontro presencial, o Cuni aprovou a resolução que define os procedimentos para criação dos novos conselhos. Em abril de 2021, o Cuni decidiu pela retomada da implantação do estatuto e dos conselhos.

Novos conselhos superiores da UFOP são instaurados

UFOP trabalha para implementação do novo estatuto

Novo estatuto da UFOP promove mudanças no Cepe

Novo estatuto da UFOP traz alterações para Cuni e Conc