Nova diretoria do Icea toma posse

Agosto 11, 2023

Beatriz Tinôco

A nova diretoria do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), composta pelos professores Wagner Ragi Curi Filho e Karla Moreira Vieira — respectivamente diretor e vice-diretora —, tomou posse em cerimônia realizada nesta quarta (9) no campus de João Monlevade, , em que estiveram presentes representantes da comunidade local, docentes, técnicos administrativos e estudantes.

O evento contou também com a presença da reitora Cláudia Marliére, que parabenizou a diretoria anterior e celebrou a atual. “Ter pessoas que se importam com a Instituição e com a unidade dentro desse coletivo, como é o caso de João Monlevade, é de extrema importância. Wagner tem um compromisso social muito grande, além de ser um professor extensionista, que se importa com o papel da universidade na sociedade, e tenho certeza que ele vai ser um ótimo gestor, parceiro e defensor da Instituição”, assinalou.

Beatriz Tinôco

O professor Wagner, do Departamento de Engenharia de Produção, assumiu a diretoria.

Wagner tem participação relevante na extensão universitária desde 2010. Já foi coordenador do curso de Engenharia de Produção e do Centro de Extensão e Cultura. O novo diretor acredita no ensino, especialmente dos cursos de graduação, aliado à extensão "em uma perspectiva de que a universidade contribua para a sociedade por meio dos projetos de extensão e da educação formal. A ideia é que fortaleçamos a extensão em um momento que a própria legislação exige isso”.

Com a utilização da campanha "Diálogo e Ação", Wagner explicou a motivação para escolha de slogan da chapa. “Diálogo porque é o que a gente acredita. Acreditamos que a universidade é uma instituição democrática e a democracia se faz efetivamente a partir do diálogo”. Ele complementou ao mencionar a importância da ação para a vivência universitária. “Não gostaríamos de deixar o diálogo somente no debate, mas precisamos levá-lo ao agir. Portanto, no que tivermos condições, iremos juntar esforços para agir, melhorando o Icea e a UFOP aqui na cidade”.

Ao ser questionado sobre as propostas e ações para diretoria da unidade, Wagner as divide em duas principais vertentes. “Uma é trabalhar junto com a administração no sentido de ampliar os cursos de graduação em João Monlevade, e a outra diz respeito a estender as ações de extensão. Ainda temos poucos docentes atuando nessas áreas e esperamos trabalhar nisso”, explicou.

Beatriz Tinôco

A nova vice-diretora, professora Karla, atua no Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas.

Já a professora e agora vice-diretora, Karla Moreira, abordou, durante a cerimônia de posse, os mecanismos para a aproximação da universidade com a comunidade monlevadense. “Tendo em vista o nome da nossa chapa, queremos aproximar esse laço. Através dos órgãos públicos e da sociedade civil, buscando o diálogo e ação, ou seja, buscar ouvir a demanda da sociedade e o que a UFOP pode fazer nesse cenário através de ações”. Karla mencionou a participação da comunidade do entorno do Icea, além de entender a importância de ter uma universidade pública em sua cidade.

O ex-diretor do Icea, Thiago Silva, fez um balanço de seu mandato: “Trabalhamos muito na melhoria dos procedimentos administrativos. Nos últimos dias, conseguimos, junto à administração central, uma emenda parlamentar para melhorias nos laboratórios de Engenharia Elétrica; e conseguimos também melhorar os laboratórios de informática, que estavam há mais de 10 anos sem mudança de equipamentos”. Sobre os próximos anos, ele espera que sejam melhores, tanto na questão orçamentária quanto social, e "que a nova diretoria, em quem tenho muita confiança, consiga fazer com que o Icea cresça ainda mais".