Pesquisa coorientada por professor do Icea gera registro de patente

Maio 15, 2020

dissertacao-talysson-santosImagens retiradas da dissertação de Talysson Manoel de Oliveira Santosm (link no final da página)

O registro do pedido de título de propriedade intelectual no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) é resultado da dissertação de Talysson Santos, graduado em Engenharia Elétrica pela UFOP e integrante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

O projeto de pesquisa foi orientado pelo professor Márcio Falcão Santos Barroso (UFSJ) e coorientado pelo professor Rodrigo Augusto Ricco, do Departamento de Engenharia Elétrica (DEELT) do Icea. Intitulada "Sistema de Análise Postural e Eletromiográfica", a invenção patenteada consiste em um sistema de baixo custo que permite analisar a parte postural e muscular de atletas em oito pontos e 12 músculos diferentes, sendo que as informações são transmitidas por sistema sem fio e de forma simultânea à prática esportiva. Com este invento é possível atuar na prevenção e no tratamento de lesões e na melhoria do desempenho dos atletas.

Para Talysson, a inovação possui "grande potencial para impulsionar a atuação científica de engenheiros e fisioterapeutas (...) e auxiliará no diagnóstico de patologias durante a prática esportiva, atuando na prevenção e tratamento de lesões e na melhoria de desempenho de atletas".

Patente: Uma patente é um direito exclusivo que se obtém sobre invenções, um contrato entre o Estado e o requerente do processo de registro (geralmente pesquisadores). Se a patente ou o modelo de utilidade forem concedidos, é garantido ao titular o direito exclusivo de produzir e comercializar sua invenção. Atualmente a UFOP possui 132 registros de propriedade intelectual em nível nacional e oito em nível internacional, além de 23 marcas registradas.

Link para a dissertação: [PDF]

[Fonte]