Professor de Computação e Sistemas do Icea conquista primeiro lugar em concurso de teses

Novembro 16, 2023

NPG

Criado por Adrielle Ferreira em seg, 30/10/2023 - 16:34 | Editado por Regiane Barbosa há 2 semanas.


O professor Carlos Henrique Gomes Ferreira, do Departamento de Computação e Sistemas, ganhou o primeiro lugar em um concurso de teses durante o Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia) 2023. 

 

O evento foi realizado pela Sociedade Brasileira de Computação e organizado este ano pela Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto (SP), reunindo pesquisadores de todo o Brasil entre 23 e 27 de outubro. 

 

Carlos concluiu o doutorado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Engenharia Elétrica, Eletrônica e de Comunicações no Politécnico di Torino, na Itália, em regime de cotutela, em 2022. Ele ficou entre os finalistas do concurso, competindo com outros dois trabalhos de doutorado da USP e um da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

 

Em seu trabalho, Ferreira abordou questões relacionadas ao comportamento coletivo de grupos de indivíduos em sistemas complexos, desenvolvendo técnicas inovadoras para extrair informações fundamentais desses sistemas.

 

O professor disse ser grato à UFOP por conceder o afastamento necessário para concluir o doutorado, destacando a importância do apoio institucional em sua jornada acadêmica. Além disso, ele ressaltou a satisfação de ser reconhecido pela principal comunidade científica brasileira de sua área de atuação, afirmando que "tal reconhecimento é extremamente estimulante e motivador".

 

Segundo ele, o reconhecimento não se limitou ao Brasil, pois durante sua defesa na universidade italiana, em 2022, recebeu a mais alta distinção da instituição, que indicou que sua tese estava entre as melhores lá defendidas, solidificando ainda mais seu trabalho. 

Ver também: Geral