Professor do Departamento de Computação e Sistemas da UFOP atua como visitante na Universidade de Trieste, Itália

Dezembro 12, 2024

IceaCriado por Rany Souza em qui, 12/12/2024 - 08:45

O professor Carlos Henrique G. Ferreira, do Departamento de Computação e Sistemas da UFOP, foi selecionado para atuar como professor visitante no Departamento de Engenharia e Arquitetura da University of Trieste, na Itália. Sua participação ocorreu em novembro de 2024, como parte das celebrações do centenário da universidade.Durante o período, o professor participou de diversas atividades acadêmicas, como aulas sobre Modelagem e Análise Baseadas em Grafos e Aprendizado de Máquina para os programas de pós-graduação de Engenharia de Computação, Engenharia Eletrônica e Informática. Além disso, conduziu o seminário público intitulado "The Power of Social Media Platforms in Modern Society: Understanding Users' Behavior via Network Models", onde apresentou suas pesquisas sobre o impacto das mídias sociais na sociedade.

O professor também participou de uma mesa-redonda com doutorandos de diversos programas de pós-graduação, apresentando o tema Unlocking Brazil's Research Potential: Challenges and Opportunities. Durante a discussão, destacou o potencial do Brasil como um país rico em recursos minerais estratégicos e referência em energias renováveis, mesmo diante dos inúmeros desafios e da carência de financiamento estratégico e consistente para atividades de pesquisa na indústria e nas universidades. Por fim, foram iniciadas discussões para acordos de dupla titulação e programas de mobilidade acadêmica para estudantes de graduação e pós-graduação entre as instituições, em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais.

Para o professor, a experiência foi bastante positiva. Segundo ele, "É surpreendente perceber o quanto o potencial do Brasil em áreas como inteligência artificial, inovação, pesquisa e desenvolvimento ainda é pouco reconhecido no cenário internacional. Foi uma oportunidade única para evidenciar o papel fundamental das universidades no avanço e consolidação dessas áreas, compartilhar conhecimentos, destacar a riqueza e a capacidade do Brasil e do povo brasileiro, além de fomentar novas parcerias que possam trazer benefícios para estudantes e pesquisadores de ambas as instituições."

Ver também: Geral