Professor do Icea participa de debate sobre extensão no Encontro de Saberes

Novembro 26, 2023


A roda de conversa "Olhares sobre a extensão: saberes e fazeres em colaboração" trouxe a questão extensionista para discussão na 15ª edição do Encontro de Saberes, evento realizado ao longo desta semana no Centro de Artes e Convenções da UFOP, em Ouro Preto. O objetivo da atividade, realizada na quarta-feira (22), foi promover a troca de experiências extensionistas entre realizadores, participantes e beneficiários dos projetos desenvolvidos nos diversos ambientes em que a Universidade está presente, além de trazer à tona debates sobre a extensão na matriz curricular universitária.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Sandra Nogueira, enfatizou a importância da extensão para a Universidade e a comunidade. Segundo ela, trata-se de um eixo "essencial para o enfrentamento da exclusão, injustiça, vulnerabilidade social e descriminação".

Dando início à roda de conversa, o professor de Engenharia de Produção do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), Rafael Lucas Machado, defendeu a extensão e o aumento de sua carga horária no currículo dos cursos. Ele também apresentou desafios envolvendo o contexto extensionista, com destaque para o cenário econômico estrutural em que a Universidade está inserida: "A burocracia é grande, é preciso que os docentes e discentes reforcem a rede extensionista, valorizando o caráter da extensão e dos agentes públicos".

 

Adrielle Ferreira

A curricularização da extensão foi um dos temas abordados pelos convidados.

Simone Nakaguma, professora do curso de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), integrou a mesa e trouxe a perspectiva de um ensino extensionista integrado às disciplinas do curso. Para enfatizar que os projetos de extensão são capazes de proporcionar uma mudança pedagógica efetiva para o ensino superior, Suzane apresentou o projeto de extensão da Unifesp "Cientista por um dia" e emocionou a todos ao ler a carta de um aluno da educação básica que participou da ação: "Quando eu crescer quero estudar em uma universidade grande, boa e pública", escreveu o estudante.

Especialista em saúde mental e coordenador do projeto "De mãos dadas com Antônio Pereira", o professor Aislan Assis, da Escola de Medicina da UFOP, apresentou os fundamentos da extensão: intersubjetividade, interdisciplinidade, interprofissionalidade, intersetorialidade, sustentabilidade e democracia.

Representando a comunidade de Antônio Pereira, a educadora Jacinta Aparecida participou da roda com um relato sobre a situação do local e o impacto de projetos de extensão para a região: "A Universidade não está nas salas, está na transformação da comunidade".

Outros projetos também foram apresentados durante o debate, entre eles as diversas oportunidades extensionistas voltadas ao aprendizado da língua inglesa realizadas pelo Departamento de Letras da UFOP, destacadas pelo docente do curso Fernando Lima. Além dele, a estudante de Letras Mariana Ferreira relatou suas experiências com esses projetos ao longo da garduação e como isso transformou sua trajetória universitária.

Ver também: Geral