Projeto de extensão do ICEA cria impressora 3D de baixo custo a partir de materiais reciclados e peças reutilizadas

Dezembro 10, 2020

impressora-3d-icea

Coordenados pelo professor Luiz Cláudio B Torres, os alunos Arthur Dutra, Iury Silva, Jardel Santos, Luiz Ferreira e Marianne Santos, participaram do projeto de extensão que teve por objetivo o desenvolvimento e construção de tecnologia e impressão 3D que possibilita confecção de objetos utilizados para diversas finalidades.

As impressoras 3D são máquinas que têm a finalidade de produzir objetos com eficiência a partir de um modelo 3D digital. Elas são muito utilizadas em meio industrial, acadêmico e até mesmo domiciliar. Porém, devido ao elevado preço, não é um tipo de tecnologia difundida para a maior parte da população. Assim, em contrapartida, viu-se a oportunidade de criação desses equipamentos utilizando materiais reciclados e peças reutilizadas, muitas vezes encontradas em centros de reciclagem, nos lixos eletrônico da cidade de João Monlevade e região.

Esses dispositivos permitem que aquilo que era somente um pensamento se tornem algo tangível, bem como modificar a forma social do que é considerado lixo e como é possível transformá-lo em tecnologia.

O propósito é que os objetos desenvolvidos pela tecnologia e impressão 3D possibilitem a confecção de objetos que possam ser utilizados para diversas finalidades, como auxiliar nos estudos ou resolver problemas que necessitem de peças sob medida. Como exemplo, pode-se considerar a construção de peças para o próprio equipamento de impressão. Desse modo, que foi construída a impressora 3D chamada SPARK, que servirá como base para a construção de peças da impressora 3D piloto chamada ‘’Cubo’’.

Em detrimento da pandemia foram realizadas diversas reuniões online entre os membros do projeto e o núcleo de robótica do campus. Foram também realizadas pesquisas, consultas a comunidade, treinamentos e testes para definir as formas mais eficientes para construção e funcionalidade dos equipamentos de impressão 3D, levando em consideração a melhor eficiência desses aparelhos, bem como a melhor forma de atender a comunidade.

E por fim, além dos equipamentos ficarem disponíveis para uso de todos, após o encerramento do projeto, também está sendo produzido um relatório que tem como objetivo ensinar a confeccionar sua própria impressora 3D de maneira simples e com baixo custo. Tentando manter a integração com a comunidades, este manual será disponibilizado nas escolas de João Monlevade. No entanto, em virtude da pandemia, esta etapa que estava prevista para o segundo semestre de 2020 ainda não foi realizada.

A equipe do projeto agradece a Associação de Trabalhadores de Limpeza e Materiais Recicláveis de João Monlevade (ATLIMARJOM), ADIVA Metais e a Pró-reitoria de extensão da UFOP (PROEX).