Projeto do Icea leva atividades a professores e alunos de escola estadual

Abril 9, 2021
Ação nas escolas

Monitorias, cursos e palestras estão entre as atividades realizadas pelo projeto Ação nas Escolas, coordenado pelos professores Wagner Ragi Curi Filho e Paganini Barcellos de Oliveira, ambos do Departamento de Engenharia de Produção do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea).

A ação foi iniciada em 2020 e tem como proposta realizar atividades em diferentes escolas de João Monlevade. Atualmente, são atendidos alunos e professores da Escola Estadual Luiz Prisco de Braga, que oferece os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio.

Segundo Wagner, o projeto leva diversas iniciativas para a escola. "Realizamos palestras sobre o ensino superior para os estudantes do ensino médio, ministramos aulas de informática e, na segunda semana de abril, começam as monitorias de matemática para os alunos do ensino fundamental". A ação é pautada na crítica e na educação popular, tendo como referência a ideia de dialogicidade.

Já os professores da escola tiveram a oportunidade de participar de palestras e, em 2020, foi ofertado para eles um curso de Excel, que contou com três turmas, uma de aprendizagem básica e duas de nível intermediário.

O projeto conta com um canal no YouTube, no qual são disponibilizadas entrevistas com os pais dos alunos da escola, estudantes e professores. Os cursos de Excel também podem ser acessados na página.

Texto: Andreza Guimarães  | Edição: Lígia Souza