UFOP promove ações educativas e capacitação para combate à dengue em João Monlevade

Maio 4, 2023

Com o propósito de reforçar as medidas de enfrentamento à dengue, na última semana de abril foi realizada uma força-tarefa em João Monlevade. A ação faz parte do projeto "João Monlevade sem Dengue", organizado pelo Programa Educativo de Enfrentamento aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus — vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) — em parceria com as secretarias municipais de Saúde, de Assistência Social e de Educação de João Monlevade.

No primeiro dia foram realizadas ações educativas em salas de espera de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e escolas da rede de ensino de João Monlevade. Foram escolhidos locais em bairros onde há maior incidência de dengue, como Novo Horizonte, Cruzeiro Celeste, Alvorada e José Elói.

No segundo dia de ação, foram oferecidos cursos de capacitação sobre prevenção e contenção da dengue, zika e chikungunya a 80 agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. Nesse dia também houve palestras e oficinas, além da apresentação de gráficos e mapas produzidos pelo professor Edgard Gregory Torres Saravia, do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea). Ele vem trabalhando com um banco de dados e mapeia as regiões da cidade onde são registrados os casos de dengue. Os resultados obtidos são compartilhados com as secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social para que, assim, ações de combate sejam planejadas.

Além de Maria Célia e Edgard, bolsistas de projetos vinculados ao programa também tiveram momentos de fala durante a ação.

Professor Edgard expôs os resultados de seu mapeamento, que revela em quais bairros da cidade há maior incidência de dengue

PROGRAMA - coordenado pela professora Maria Célia da Silva Lanna, do Departamento de Ciências Biológicas (Decbi), o Programa Educativo de Enfrentamento aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus promove projetos de conscientização da população e de combate ao mosquito transmissor da dengue desde 2016

João Monlevade é um dos municípios mais afetados pela dengue em Minas Gerais. A epidemia na cidade já chegou a 800 notificações e houve óbitos em decorrência da doença. Na primeira quinzena de abril, foram instaladas 67 ovitrampas na cidade para monitoramento do Aedes aegypti e do Aedes albopictus, ação resultante da parceria com o professor Rafael Moraes, da Universidade Estadual de Minas Gerais - campus João Monlevade.

Bolsistas de projetos vinculados ao programa também participaram das ações