UFOP realiza ações de combate ao mosquito da dengue em João Monlevade

Abril 14, 2023
combate

Diante do aumento do número de casos de dengue, zika e chikungunya em Minas Gerais, o Programa Institucional de Enfrentamento aos Vetores da Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunyia tem intensificado as ações de combate ao mosquito. Recentemente, foi realizado o monitoramento do Aedes aegipti e do Aedes albopictus com o uso de ovitrampas instaladas em 67 pontos da cidade de João Monlevade. O programa é coordenado pela professora do Departamento de Ciências Biológicas (Decbi) Maria Célia da Silva Lanna, pelo professor do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea) Edgard Gregory, e pelo colaborador da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) Rafael Aldighieri Moraes.

Atuando desde 2016 nas cidades de João Monlevade, Mariana, Ouro Preto e Itabirito, o programa é conduzido em parceria com as prefeituras e conta com nove projetos de conscientização da população e combate ao mosquito transmissor da dengue, realizados pelos departamentos de Engenharia Elétrica e Ciências Biológicas. Esses projetos contribuem por meio da produção de cartilhas, cadernos de atividades, livros interativos e kits in vitro do ciclo evolutivo do Aedes aegypti, além de reunir dados de casos notificados e da busca ativa de vetores e realizar a espacialização em mapas.

A coordenadora do programa, Maria Célia, destaca a necessidade de se realizar campanhas de combate à dengue. "Até o momento, não existem vacinas para prevenção da dengue, da febre chikungunya e da febre zika; então, as ações desses projetos são instrumentos imprescindíveis de prevenção dessas doenças, porque visam o controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal vetor dessas doenças", explica.

O programa prevê outras ações em João Monlevade nos dias 24 e 25 de abril, devido à atual epidemia da doença em Minas Gerais. A ideia é oferecer cursos de capacitação aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias e levar informação aos pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, serão realizadas atividades educativas nas escolas da rede de ensino da cidade.

Acesse a cartilha produzida pelo programa.