O professor Wagner Curi, do Departamento de Engenharia de Produção do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), participou de pesquisa nacional sobre a curricularização da extensão e as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2019 dos cursos de Engenharia.
A pesquisa foi feita pelo grupo multidisciplinar de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), criado em 2016, que atua com um tema mais amplo sobre impactos das práticas engajadas da Engenharia na formação do ensino superior.
O professor reforça a importância da inserção de projetos de extensão na matriz curricular dos cursos, ao avaliar que "a curricularização da extensão é um processo muito importante. A intenção é ajudar as Engenharias do país a pensar formas de extensão socialmente referenciadas".
Para isso, em uma primeira etapa do estudo, foi enviado um questionário para todos os cursos de Engenharia de universidades públicas do Brasil com conceito 4 e 5 (720 cursos) e foram analisadas as 128 respostas recebidas. Posteriormente, foram entrevistados coordenadores de dez cursos de diferentes regiões do país que estavam avançados no processo de reforma curricular.
Para mais informações, clique aqui.